SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Cultura escolar e os povos coloniais: a questão dos assimilados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)Pointing at the moon: teaching and learning without resistance índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ALCORN, Marshall. Shame, classroom resistance, and Bion’s desire not to know. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.225-237. ISSN 1676-2592.

Não é incomum aos estudantes resistir às indicações ou às teses ensinadas por seus professores. Esse artigo usa a teoria do afeto presente no trabalho de Sylvan Tomkins para entender a descrição Bioniana da característica humana do ―desejo de não saber‖. Eu defendo que experiências culturais de vergonha e indignação tragam à baila respostas que restringem e atacam as possibilidades de pensamento cognitivo. Experiências de sala de aula que apelem para exigências de ―sagacidade‖ deveriam prever o fator biológico das resistências e buscar formas de engajamento que respondam a tais resistências através de forças emocionais, ao invés de intelectuais.

Palabras clave : Resistência; Desejo de não Saber; Vergonha; Pedagogia; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )