SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue01Tomkins and sedgwick: commentaryThe dynamics of aggressiveness in the classroom: a possible and necessary analytical approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

O'LOUGHLIN, Michael. Commentary on Alcorn & Massé: troubling pedagogy. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.252-257. ISSN 1676-2592.

Respondendo aos artigos de Michelle Massé e Marshall Alcorn, começo por argumentar pela necessidade de se reconhecer a ignorância como performativa, ao invés de meramente ilustrativa da resistência do aluno em algum sentido patológico. Eu, então, exploro a noção Lacaniana de que os professores desenvolvem suposições imaginárias sobre a falta em seus alunos e que essas suposições dão suporte para que sejam resgatadas, entre os professores, fantasias que são relacionadas a sustentar suas próprias demandas inconscientes por gratificações narcísicas e por amor. Eu concluo mostrando como essas ideias ressoam na minha autobiografia, como professor, bem como nas ideias-chave dos dois artigos em discussão; e saúdo ambos os autores por propiciarem uma valiosa discussão sobre o ensino como uma “profissão impossível”.

Keywords : Pedagogia Profunda; Pedagogia do Inconsciente; Psicanálise; Recusa; Resistência; Profissão Impossível.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )