SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Commentary on Alcorn & Massé: troubling pedagogyAs representações sociais das condições de trabalho que causam desgaste aos professores estaduais paranaenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ARCHANGELO, Ana  e  LUZ, Tagiane Maria da Rocha. A dinâmica da agressividade em sala de aula: uma leitura possível e necessária. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.258-268. ISSN 1676-2592.

Este artigo aborda a agressividade em sala de aula. É resultado de uma pesquisa realizada com um aluno de segunda série (atual terceiro ano) de uma escola pública localizada em um bairro vulnerável à exclusão social, em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A investigação foi realizada mediante observação em sala de aula, visita domiciliar, entrevista com familiares e encontros com a criança. Nesses encontros, a criança podia brincar, ler, desenhar, pintar ou simplesmente falar e conversar com o pesquisador. Foi possível perceber que a agressividade estava relacionada à não superação de mecanismos mentais primitivos, próprios da posição esquizo-paranoide, descrita por Klein. O artigo ressalta a necessidade de analisar tal quadro em função dos processos de exclusão social vividos pela criança e por sua família. Ressalta ainda algumas dificuldades enfrentadas pela escola e possíveis intervenções da instituição com a criança.

Palavras-chave : Psicanálise em Educação; Agressividade; Sala de Aula; Exclusão Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )