SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Procedimentos no jogo virtual Colheita Feliz: entre a virtude e a regraExperiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ANDRE, Tamara Cardoso  y  BUFREM, Leilah Santiago. O conceito de escrita segundo a teoria histórico-cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.22-42. ISSN 1676-2592.

Este artigo estuda o conceito de escrita que pode ser inferido das teorias de Vygotsky e Leontyev. Os autores não elaboraram um conceito acabado de escrita. No entanto, os experimentos realizados por Vygotsky para o estudo do desenvolvimento da escrita, suas concepções acerca das funções psicológicas superiores e dos sistemas de signos e instrumentos, bem como a teoria da atividade de Leontyev, contribuem para a formulação de uma concepção de escrita e alfabetização. O texto apresenta as observações etnográficas em uma classe de alfabetização, com o objetivo de investigar sobre as relações entre a criança de 5 anos e a escrita. O problema da pesquisa é o significado da alfabetização desde a terna infância, defendido por Vygotsky, e o modo como isso vem ocorrendo, no caso específico de uma sala de aula.

Palabras clave : Educação Infantil; Cultura Escolar; Desenvolvimento da Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )