SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01O conceito de escrita segundo a teoria histórico-cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamentalDiscursos sobre homossexualidade e gênero em um curso de formação em psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARQUES, Danielle Vieira Aquino  y  MULLER, Fernanda. Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.43-61. ISSN 1676-2592.

O artigo aborda o uso de novas tecnologias na pesquisa e na formação inicial de professoras de Educação Infantil no Curso de Pedagogia. Apresenta o percurso para a escolha e utilização do blog como instrumento de registro e documentação dos dados durante o período de estágio supervisionado na Educação Infantil. Seu objetivo é apresentar a análise de dados armazenados em um blog, sobretudo os registros de três alunas que participaram do programa de residência pedagógica. A análise dos dados evidencia as principais categorias de interesse e preocupação das alunas durante o estágio supervisionado na creche: crianças, rotina, planejamento, espaço. O blog favoreceu a aprendizagem de aspectos essenciais da Educação Infantil e mostrou-se como ferramenta importante tanto para a formação inicial de professoras na Educação Infantil, quanto para a pesquisa.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Educação Infantil; Prática Pedagógica; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); Blog.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )