SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantilEducação profissional técnica e suas interfaces com a educação propedêutica de nível médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

DINIS, Nilson Fernandes. Discursos sobre homossexualidade e gênero em um curso de formação em psicologia. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.62-75. ISSN 1676-2592.

Este artigo pretende discutir algumas concepções sobre homossexualidade e gênero produzidas no discurso da Psicologia. Com esse objetivo, questionários com questões sobre estes temas foram aplicados a estudantes do curso de Psicologia de uma universidade brasileira. Os resultados revelam uma rejeição de posições preconceituosas acerca das minorias sexuais e de gênero. Por outro lado, as respostas também apontam para uma assimilação do discurso politicamente correto, mas sem uma mudança significativa na concepção binária acerca da produção das identidades sexuais e de gênero ou sobre a formação de novos modelos de família no mundo contemporâneo. Por fim, destaca a necessidade de mais espaço no currículo de formação em Psicologia para a discussão de temas como a diversidade sexual e de gênero.

Palavras-chave : Homossexualidade; Gênero; Diversidade; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )