SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue01Educação profissional técnica e suas interfaces com a educação propedêutica de nível médioFoucault e a potência normativa do saber no campo da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; BITTAR, Marisa  and  HAYASHI, Carlos Roberto Massao. A obra do Padre Antonio Vieira na agenda das pesquisas acadêmicas no Brasil. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.96-120. ISSN 1676-2592.

Embora já se tenham passado 400 anos do nascimento do Padre Antonio Vieira, estudiosos reunidos em inúmeros fóruns ainda discutem a relevância de sua palavra, em busca de respostas que iluminem o significado da vida e da obra do jesuíta, enquanto inspiração para o desenvolvimento de pesquisas. Este artigo analisa como a obra de Antonio Vieira foi apropriada nos estudos acadêmicos desenvolvidos no Brasil, por meio do reconhecimento da produção científica consolidada em teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do País, no que diz respeito às temáticas abordadas em seus mais variados aspectos. A metodologia adotada constou de leitura dos resumos e dos textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, analisados à luz dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva.

Keywords : Antonio Vieira, 1608-1697; Bibliometria; Produção Científica; Ação dos Jesuítas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )