SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Educação profissional técnica e suas interfaces com a educação propedêutica de nível médioFoucault e a potência normativa do saber no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; BITTAR, Marisa  e  HAYASHI, Carlos Roberto Massao. A obra do Padre Antonio Vieira na agenda das pesquisas acadêmicas no Brasil. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.96-120. ISSN 1676-2592.

Embora já se tenham passado 400 anos do nascimento do Padre Antonio Vieira, estudiosos reunidos em inúmeros fóruns ainda discutem a relevância de sua palavra, em busca de respostas que iluminem o significado da vida e da obra do jesuíta, enquanto inspiração para o desenvolvimento de pesquisas. Este artigo analisa como a obra de Antonio Vieira foi apropriada nos estudos acadêmicos desenvolvidos no Brasil, por meio do reconhecimento da produção científica consolidada em teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do País, no que diz respeito às temáticas abordadas em seus mais variados aspectos. A metodologia adotada constou de leitura dos resumos e dos textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, analisados à luz dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva.

Palavras-chave : Antonio Vieira, 1608-1697; Bibliometria; Produção Científica; Ação dos Jesuítas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )