SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01A obra do Padre Antonio Vieira na agenda das pesquisas acadêmicas no BrasilA ecologia na televisão: o que se espera da TV pública? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.121-140. ISSN 1676-2592.

A partir do pensamento de Foucault, o artigo tem por objetivo analisar as condições pelas quais o saber se constitui normativo para o campo da educação. Para tanto, serão desenvolvidas duas perspectivas. Na primeira, analisa-se a relação dupla do saber em sua potência de normação e de normalização. A seguir, apresenta-se a relação entre saber e homogeneidade, demonstrando algumas razões pelas quais é tão difícil mudar os regimes teóricos e empíricos no campo da educação. Com isto, pretende-se considerar, como hipótese de trabalho, que qualquer mudança ou transformação almejada para o campo da educação tem de passar pelo questionamento das (re)produções normativas.

Palabras clave : Saber; Norma; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )