SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofiaO pensamento marginal da além-formação como traçado da diferença índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ASPIS, Renata Lima. Criar saídas e um ensino de filosofia. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.199-215. ISSN 1676-2592.

O presente artigo pretende propor um determinado ensino de filosofia para jovens, hoje, na escola, que seja uma forma de ação política transformadora do mundo. Partimos da contextualização de nossos tempos como tendo a vida tomada pela política em sociedades de controle para defendermos a ação de criação de mundos possíveis a partir do mundo dado e imposto pelos mecanismos de poder que nos capturam. A possibilidade de criação não é mérito de poucos, está ao alcance de qualquer um, do homem comum. Uma ação educativa da filosofia na escola poderia ser a de fazer os alunos passarem por uma experiência filosófica em seu pensamento como uma disciplina de criar conceitos, dentro dessa perspectiva de incentivar a criação de outros tantos mundos possíveis e diferentes.

Palabras clave : Controle Social; Filosofia; Ensino; Filosofia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )