SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Criar saídas e um ensino de filosofiaDeleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BRITO, Maria dos Remédios de. O pensamento marginal da além-formação como traçado da diferença. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.216-234. ISSN 1676-2592.

O presente artigo objetiva pensar a ideia de formação a partir da perspectiva da filosofia da diferença: o texto mobiliza uma crítica à ideia de formação compreendida ao longo da tradição clássica e toma, por meio das inferências de Nietzsche e Deleuze, uma ideia de além-formação. Esta é compreendida para além dos pressupostos identitários e festeja a transversalidade, a singularidade, o fluxo e a intensidade. Essa perspectiva exercita uma espécie de movimento turbilhonar que não aceita a representação do mero instalado, mas marca o corpo na imanência do acontecimento diferencial que se caracteriza pela aventura da sua existência. Como um corpo que sente e que luta e labuta no eterno jogo de criação. Assim, o grande acontecimento se configura pelo movimento, e o aprendizado se faz na sua própria instalação de si, exercendo a multiplicidade, a inocência da criação. Sem determinações ou enclausuramentos. Essa formação pensa a transformação em toda sua potência de vida.

Palabras clave : Gilles Deleuze, 1925-1995; Friedrich Nietzsche, 1844-1900; Formação Clássica; Diferença (Filosofia).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )