SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferençaA educação apesar da diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. Educação e alteridade: deslocamentos de Arlequim a Pierrô. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.251-267. ISSN 1676-2592.

A proposta deste artigo é refletir sobre educação e alteridade a partir da filosofia de Michel Serres, que, por ser um filósofo das relações, fornece elementos instigadores e desafiantes. Consideramos que a educação só se efetiva em circunstâncias em que há uma acolhida real ao diferente; isto é, a diferença, nesta perspectiva, é condição fundamental de todo ato educativo. Para pensar a educação, assim compreendida, o principal referencial deste artigo é a obra Filosofia mestiça, de Michel Serres, mais precisamente, o prólogo da obra, no qual o filósofo apresenta a história de Arlequim, aquele que no final se transforma em Pierrô. Com Arlequim, Serres leva a pensar a acolhida ao diferente, através da multiplicidade, do multicor e da mestiçagem, elementos constituintes desse personagem multifacetado. Porém, o processo educativo não termina aí. Ao final, a resultante das tantas marcas impressas pelos diferentes encontros é a soma branca, isto é, Arlequim se transforma em Pierrô. É na passagem de Arlequim a Pierrô que a educação, enquanto relação com a alteridade, se evidencia em Filosofia mestiça. Este trabalho se propõe, pois, a pensar as condições de uma acolhida hospitaleira à diferença.

Palavras-chave : Michel Serre, 1930; Educação; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )