SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Diálogos extemporâneos no cotidiano escolar: a pesquisa com as criançasInfância, cinema e formação: contornos de modulações, subjetividades e singularidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ARCHANGELO, Ana; OYAMA, Daniela Kitawa  y  POMPEU, Maria Lígia. O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalítica. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.299-313. ISSN 1676-2592.

Vivemos em tempos de hegemonia do discurso sobre a inclusão, sobre o direito às diferenças, que, embora fundamental, tem gerado muito desconforto no interior das escolas. Este artigo procura demonstrar que o dilema entre a busca pela igualdade e a busca pela diferença não é falso para os moldes do discurso de uma agenda estritamente política; mas o é, de uma perspectiva social, desde que se leve em consideração que esta última não se dissocia de uma perspectiva psíquica. À luz do referencial psicanalítico kleiniano e bioniano, a diferença é concebida como o ponto de inflexão que inaugura o conflito e com ele coincide. A partir disso, o artigo discute que as instituições escolares revelam diferentes maneiras de acolher (ou não) o que cada um traz para a escola - suas particularidades, ansiedades, formas de sentir, de aprender, de desenvolver as diferenças -, acabando por oferecer, às reais necessidades dos sujeitos que ali estão, diariamente, distintas possibilidades de elaboração. São características de alguns perfis de instituição, os quais se descrevem como: a escola negligente; a escola homogeneizadora; a escola ingênua e a escola acolhedora.

Palabras clave : Diferenças; Psicanálise; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )