SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalíticaObjeções à igualdade e à democracia: a diferença como base da educação aristocrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, cinema e formação: contornos de modulações, subjetividades e singularidades. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.314-331. ISSN 1676-2592.

A partir de uma reflexão sobre as noções de formação - mais especificamente, de “formação do professor” - e tendo como eixo central (1) suas práticas concretas e materiais no universo da escola e (2) trabalhos que temos desenvolvido acerca da “formação docente e cinema”, o texto apresenta reflexões acerca da noção de Educação e de Educação como de construção de identidades. No contexto destas reflexões, procuro problematizar a ideia de identidade como algo fechado, pronto e determinado, que em nossa cultura tem se constituído a partir de processos de modulações, sobretudo a partir da imagem e do cinema. Sendo assim, o texto procura apresentar uma discussão que acene para pensar uma discussão da diferença e toma como autores centrais para esta reflexão Foucault, Agamben e Benjamin.

Palabras clave : Infância; Cinema; Formação; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )