SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01A diferença no currículo ou intervenções para uma pedagogia QueerA constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

OSTI, Andréia  y  BRENELLI, Rosely Palermo. Análise comparativa das representações de alunos e professores sobre as relações entre ensino e aprendizagem. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.363-385. ISSN 1676-2592.

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e comparar as representações de professores e de seus respectivos alunos (com e sem dificuldade de aprendizagem) sobre o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos verificar em quais aspectos as representações de alunos e professores se correspondem e se elas se diferenciam entre alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. A coleta de dados foi organizada por meio de uma entrevista semiestruturada, contendo 15 questões abertas para professores e alunos. Participaram deste estudo 20 professores e 40 alunos (sendo 20 com dificuldade e 20 sem dificuldade de aprendizagem) do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade da região Metropolitana de Campinas. As respostas das entrevistas foram categorizadas e analisadas através do teste exato de Fisher, Qui-Quadrado e de Proporções. O nível de confiança foi de 95%. Os resultados demonstraram que professores e alunos apresentam uma visão parcial dos fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O aprender, tanto para professores quanto para alunos, é sinônimo de ausência de erros, sendo um processo individual e não social. Professores e alunos sem dificuldades representam positivamente o ambiente da sala de aula, diferentemente dos alunos com dificuldades.

Palabras clave : Representação Social; Relação Professor-Aluno; Ensino; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )