SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Análise comparativa das representações de alunos e professores sobre as relações entre ensino e aprendizagemFormação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CAMATTI, Liane  y  LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.386-398. ISSN 1676-2592.

Com o desenvolvimento deste artigo, pretende-se discutir a constituição do sujeito pedagógico surdo, a partir da convergência entre comunidade e escola de surdos. Trata-se de lançar um olhar para o sujeito objeto da pedagogia, que tem sua construção definida também pelas formas pelas quais a comunidade surda se insere no espaço da escola de surdos. O estudo que segue foi realizado utilizando, como sujeitos de pesquisa, surdos, alunos e professores de escolas específicas para surdos das cidades de Caxias do Sul/RS, Porto Alegre/RS e Santa Maria/RS. Para o desenvolvimento deste texto, foram utilizadas ferramentas analíticas advindas dos estudos de vertente pós-estruturalista, em função da conveniência que tal perspectiva apresenta, quando se põe como objetivo entender os processos de produção de verdades e de constituição de sujeitos. Foi possível traçar quatro estratégias centrais que ilustram o investimento por parte da comunidade na formação do sujeito político através da escola: a necessidade de manter o contato entre os pares surdos; a necessidade de atribuição de uma espacialidade geográfica e temporal às articulações comunitárias; a intervenção em idade precoce; e a presença de surdos com histórias pessoais e profissionais exitosas atuando na escola. Através do desenvolvimento deste artigo, foi possível perceber que a comunidade entende a escola como possibilidade de manutenção do seu funcionamento e de seus preceitos, em função de que o sujeito pedagogizado na escola aprende lá a ser político e a dar conta do que quer a comunidade.

Palabras clave : Comunidade; Educação dos Surdos; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )