SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CORREA, Lajara Janaina Lopes  y  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.420-441. ISSN 1676-2592.

Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar; e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.

Palabras clave : Escolarização; Pré-Vestibular; Acesso ao Ensino Superior; Identidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )