SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue02Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantesLa tutoría académica en la enseñanza universitaria: el caso de la UdelaR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

WERLE, Flávia Obino Corrêa; SCHEFFER, Lisandra Schneider  and  MOREIRA, Marilan de Carvalho. Avaliação e qualidade social da educação. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.38-60. ISSN 1676-2592.

Este texto apresenta um panorama conceitual que situa a importância do conhecimento da realidade escolar como elemento para a reorganização institucional e da avaliação como subsídio para essa reflexividade e para a rearticulação de ações. Situa as políticas públicas em diferentes contextos, destacando o das práticas como locus de insubordinação burocrática, no qual emergem processos de contrarregulação, na medida em que se articulam os esforços dos diferentes atores da cena educacional. Está organizado em subtítulos, com destaque à qualidade social da educação debatida como conceito-síntese, incluindo as diferentes dimensões de qualidade, e contido no de qualidade negociada. Por fim, discute o quanto os indicadores de defasagem idade-série instigam a busca de uma educação de maior qualidade social.

Keywords : Qualidade da Educação; Avaliação da Educação; Defasagem Idade-Série.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )