SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantesLa tutoría académica en la enseñanza universitaria: el caso de la UdelaR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

WERLE, Flávia Obino Corrêa; SCHEFFER, Lisandra Schneider  y  MOREIRA, Marilan de Carvalho. Avaliação e qualidade social da educação. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.38-60. ISSN 1676-2592.

Este texto apresenta um panorama conceitual que situa a importância do conhecimento da realidade escolar como elemento para a reorganização institucional e da avaliação como subsídio para essa reflexividade e para a rearticulação de ações. Situa as políticas públicas em diferentes contextos, destacando o das práticas como locus de insubordinação burocrática, no qual emergem processos de contrarregulação, na medida em que se articulam os esforços dos diferentes atores da cena educacional. Está organizado em subtítulos, com destaque à qualidade social da educação debatida como conceito-síntese, incluindo as diferentes dimensões de qualidade, e contido no de qualidade negociada. Por fim, discute o quanto os indicadores de defasagem idade-série instigam a busca de uma educação de maior qualidade social.

Palabras clave : Qualidade da Educação; Avaliação da Educação; Defasagem Idade-Série.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )