SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Educação especial: práticas pedagógicas a distância na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: a produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de  y  SILVA, Ivanda Maria Martins. Materiais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagem. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.75-93. ISSN 1676-2592.

Pretende-se aqui analisar a produção de material didático impresso para Educação a Distância (EAD), compreendendo a EAD como modalidade em que alunos e professores estão fisicamente separados, mas unidos virtualmente por meio de recursos tecnológicos e pedagógicos. Mesmo com os avanços das tecnologias digitais, a mídia impressa assume papel de destaque nos processos de mediação entre docentes e discentes. Na EAD, a distância física entre professores e alunos pode ser minimizada, considerando-se a linguagem dialógica na produção de materiais didáticos impressos. Serão apresentadas características fundamentais que norteiam a produção de material didático impresso na EAD. Também serão discutidos conceitos, tais como: a prática dialógica na produção de materiais didáticos e a concepção de texto como elemento mediador e interativo na aprendizagem a distância.

Palabras clave : Educação a Distância; Materiais Didáticos Impressos; Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )