SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Materiais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagemImagens de perto: economia global e formação do sensível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ORIANI, Angélica Pall. Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: a produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.94-112. ISSN 1676-2592.

Com o objetivo de problematizar a configuração do campo de pesquisas da história da alfabetização no Brasil, focaliza-se aqui a produção acadêmico-científica a respeito do tema, destacando resultados de pesquisas desenvolvidas por diferentes grupos de pesquisa brasileiros, com o que se apresenta um delineamento do que vem sendo produzido e enfatizado sobre o tema. Discute-se o movimento de constituição de um campo de pesquisa da história da alfabetização que dialoga diretamente com a pesquisa histórica sobre a educação e sobre a escola, prevalecendo investigações sobre materiais, práticas, produção, utilização e circulação de objetos destinados a esse ensino na escola primária brasileira.

Palavras-chave : Alfabetização; História da Educação; Produção Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )