SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: a produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisasRap enquanto performance: um evento de comunicação e expressão musical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FARINA, Cynthia. Imagens de perto: economia global e formação do sensível. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.113-125. ISSN 1676-2592.

Este artigo se aproxima das imagens para alcançar uma percepção de nosso tempo. Não apenas o que somos capazes de ver, mas, principalmente, como se constitui nossa capacidade sensível, nosso desejo e o indesejável, nossa imaginação e o inimaginável. Problematizam-se os enlaces políticos com a economia de mercado, na medida em que eles têm gerado e nos instruído a gerir nossa própria autoimagem. Desse modo, a produtividade se revela um dos fortes amálgamas e geradores de sentido entre corpo e realidade. Através da análise de anúncios e programas de televisão disponíveis na internet, de propagandas de cursos a distância, distribuídas por e-mail, bem como de um projeto de arte também divulgado na rede, chegamos à evidência de que a imagem na atualidade se tornou a mercadoria, por excelência. Ela não vende apenas um produto ou a si mesma: vende uma experiência de mundo para um “eu mesmo”. Ela nos educa.

Palavras-chave : Imagem; Autoimagem; Economia de Mercado; Sensibilidade; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )