SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Imagens de perto: economia global e formação do sensívelDesenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CIRINO, Andréa Cristina. Rap enquanto performance: um evento de comunicação e expressão musical. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.126-139. ISSN 1676-2592.

Este texto pretende mostrar o rap como uma performance que transmite o discurso de uma periferia que clama por liberdade e justiça social por meio da linguagem artística. Elementos expressivos são observados em três exemplos que fazem parte do rap nacional, influenciado pela cultura hip hop. Com base nos pressupostos teóricos de Dayrell, Schechner, Zumthor e Carlson, a literatura revisada vem ao encontro de reflexões que apontam a importância desse estilo musical que implica práticas e representações no contexto histórico-cultural. Sob a perspectiva do fazer musical, podemos verificar a relação entre linguagem, gestualidade e arte. Conclui-se que o rap consiste não mais numa realidade local, tendo conquistado seu espaço mundialmente.

Palavras-chave : Cultura Popular; Música; Criatividade; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )