SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Rap enquanto performance: um evento de comunicação e expressão musicalUsabilidade de site sobre lazer para idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SARAVALI, Eliane Giachetto; GUIMARAES, Karina Perez; GUIMARAES, Taislene  y  MELCHIORI, Ana Paula. Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.140-163. ISSN 1676-2592.

O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetivou investigar as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 escolares entre 6 e 16 anos, sendo 20 de 6, 20 de 9, 20 de 12 e 20 de 16 anos. O instrumento metodológico apresentado aqui é a solicitação de um desenho em que os sujeitos deveriam desenhar uma pessoa que aprende e uma que não aprende. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva piagetiana para a construção do conhecimento social. Os principais resultados obtidos indicam que grande parte dos sujeitos tende a culpabilizar o aluno pela não aprendizagem, revelando dificuldades em considerar a amplitude e as diferentes dimensões dos fenômenos sociais. Em relação aos níveis de compreensão da realidade social, observou-se que, mesmo em idades mais avançadas, os sujeitos permanecem com noções bastante elementares sobre o mundo social.

Palabras clave : Conhecimento Social; Teoria Piagetiana; Aprendizagem Estudo Evolutivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )