SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetianoAproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

TEODORO, Ana Paula Evaristo Guizarde  y  SCHWARTZ, Gisele Maria. Usabilidade de site sobre lazer para idosos. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.164-185. ISSN 1676-2592.

Com a crescente utilização da internet, aumentaram as exigências por interfaces interativas, que atendam às expectativas dos usuários. Mesmo com toda a evolução, ainda há necessidade de melhorar a qualidade das informações disponibilizadas na web, especialmente no que tange aos sites voltados para pessoas idosas. Sendo assim, este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo avaliar a usabilidade de um site que contém informações sobre lazer para idosos, tomando-se em foco as dimensões: layout, informação e operacionalização. Para tanto, utilizou-se como instrumento o Inventário de Usabilidade de Sites sobre Lazer (IAUSLA-21+), aplicado a uma amostra intencional composta por 30 idosos, de ambos os sexos, alunos de um projeto de inclusão digital da cidade de São Paulo. Os dados foram analisados descritivamente por meio de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados apontaram mais pontos positivos do que negativos em relação à usabilidade do site, principalmente, no que se refere ao layout e à informação. O site apresentou bons resultados também quanto à satisfação dos usuários. Sugerem-se algumas adaptações na dimensão operacionalização do instrumento e, consequentemente, novos estudos que visem aprofundar essa temática.

Palabras clave : Site Educacional; Idosos; Lazer.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )