SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Usabilidade de site sobre lazer para idososProdução de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MACHADO, Laeda Bezerra. Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.186-201. ISSN 1676-2592.

Este artigo identifica a provável zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem de professores da Rede Municipal de Recife-PE. O texto está fundamentado na abordagem estrutural das representações sociais. Participaram da pesquisa 52 professores de escolas municipais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de substituição, uma variação da entrevista aberta, em que se solicitava aos profissionais que comentassem uma assertiva sobre o tema “ciclos”. Os dados foram interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma zona muda de ciclos, que rejeita a proposta de ciclos de aprendizagem implantada na rede municipal, sobretudo devido ao fim da retenção dos estudantes por ela preconizado. A existência de uma regularidade de conteúdo negativo presente nas falas dos professores ajuda a compreender as razões pelas quais a adoção dessa nova forma de organização escolar não vem ensejando um quadro educacional de democratização do ensino fundamental no país, como direito de cidadania. Assim, admitiu-se que as políticas educacionais, embora promissoras, confrontam-se com as representações sociais dos professores.

Palavras-chave : Zona Muda; Representações Sociais; Ciclos de Aprendizagem; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )