SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores.Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COUTINHO, Luciana Gageiro  e  LEHMANN, Lucia de Mello e Souza. Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.202-219. ISSN 1676-2592.

Este trabalho discute o processo de subjetivação dos jovens e as novas formas de produção de conhecimento. Analisa a criação e o desenvolvimento de uma oficina com alunos em uma escola pública da cidade de Niterói-Rio de Janeiro. A imagem (fotografia, fanzine, fotolog, etc.) é utilizada na oficina como estratégia de comunicação para criar um espaço de reflexão e construção de sentido com os estudantes. Utiliza o método da pesquisa-intervenção para construir um conhecimento com os jovens sobre sua relação com a escola hoje. O trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e contou com o apoio da FAPERJ e do CNPq, através de bolsas de iniciação científica.

Palavras-chave : Jovens; Escola; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )