SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue02Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escolaVITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na Web 2.0 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MACHADO, Rejane Ramos. Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.220-237. ISSN 1676-2592.

O objetivo deste artigo é descrever as principais características de uma ferramenta para gestão de comunidades virtuais, os processos de interação, as condições que favoreceram ou limitaram a construção do conhecimento e a forma como essa prática ocorreu em comunidades virtuais situadas em uma instituição pública federal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com mediadores e usuários desses ambientes. Constatou-se, nas comunidades virtuais estudadas, que a proposta inicial de constituição de um espaço de discussão e interação foi substituída pelas atividades de repositório de informação e apoio administrativo. O uso e as finalidades do aplicativo foram influenciados tanto por aspectos técnicos quanto pela atuação dos seus usuários; a mediação esteve ausente dos espaços de aprendizagem e a interação estava atrelada à percepção da utilidade da ferramenta. O desafio que se apresenta aos coordenadores de comunidades virtuais é a conversão desses ambientes em espaços de trabalho colaborativo.

Keywords : Mediação Sociocultural; Interação; Comunidade Virtual; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )