SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escolaVITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na Web 2.0 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MACHADO, Rejane Ramos. Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.220-237. ISSN 1676-2592.

O objetivo deste artigo é descrever as principais características de uma ferramenta para gestão de comunidades virtuais, os processos de interação, as condições que favoreceram ou limitaram a construção do conhecimento e a forma como essa prática ocorreu em comunidades virtuais situadas em uma instituição pública federal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com mediadores e usuários desses ambientes. Constatou-se, nas comunidades virtuais estudadas, que a proposta inicial de constituição de um espaço de discussão e interação foi substituída pelas atividades de repositório de informação e apoio administrativo. O uso e as finalidades do aplicativo foram influenciados tanto por aspectos técnicos quanto pela atuação dos seus usuários; a mediação esteve ausente dos espaços de aprendizagem e a interação estava atrelada à percepção da utilidade da ferramenta. O desafio que se apresenta aos coordenadores de comunidades virtuais é a conversão desses ambientes em espaços de trabalho colaborativo.

Palabras clave : Mediação Sociocultural; Interação; Comunidade Virtual; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )