SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Opinião de estudantes universitários sobre a Educação a Distância (EaD), no contexto das ciências farmacêuticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SPESSOTO, Márcia Maria Ribera Lopes; REAL, Giselle Cristina Martins  y  BAGNATO, Maria Helena Salgado. A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem. ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.275-289. ISSN 1676-2592.

Este trabalho objetiva analisar a percepção dos egressos do curso de Enfermagem sobre as modificações curriculares ocorridas na graduação em Enfermagem a partir da década de 1990. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o levantamento bibliográfico, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de questionários e de grupo focal, tendo como suporte a análise de conteúdo. Participaram os egressos da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, formados entre 2004 e 2009, sendo três turmas formadas sob a legislação curricular de 1994 e três turmas sob as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, de 2001. Nos resultados, os egressos destacaram sua participação na construção do atual Projeto político-pedagógico do curso, além de ressaltarem pontos como a integralidade e o estágio curricular supervisionado. Acredita-se que estudos e discussões sobre a proposta curricular devem continuar, incluindo todos os atores do processo. Inferiu-se que a matriz curricular do curso vem atendendo às orientações curriculares atuais, articulando-se estreitamente com a formação de enfermeiros aptos às demandas da política de saúde. Espera-se contribuir para as políticas educacionais, suscitando reflexões e debates a respeito do tema.

Palabras clave : Educação Superior; Enfermagem; Egressos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )