SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em e-learning no ensino pós-graduadoFilmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ROSA, Geraldo Antônio da. Educação popular em assentamento do movimento dos sem-terra: inclusão, vez e voz dos segmentos populares. ETD [online]. 2013, vol.15, n.01, pp.127-144. ISSN 1676-2592.

Este trabalho se propõe analisar a Educação Popular, destacando sua importância dentro da realidade social, política e econômica de nossa sociedade e procurando estabelecer relações quanto a sua importância no sentido de oferecer ferramentas para que os excluídos possam dizer a sua palavra. O tema desta reflexão é muito relevante diante da situação dos países da América Latina, nos quais as conquistas, na maioria das vezes, aconteceram e acontecem através de lutas das camadas populares organizadas em movimentos sociais. Também serão efetuadas reflexões a partir de pesquisa realizada no Assentamento 1º de Maio, no município de Curitibanos (SC). Nesse local residem pessoas vindas de outros municípios e do meio rural de Curitibanos e região. Para alcançar este intento, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar conceitualmente a educação popular; historicizar o processo de formação do Assentamento 1º de Maio no Município de Curitibanos; descrever o projeto de Educação Popular, estabelecendo relações com o processo de efetiva participação da comunidade do referido Assentamento. Este trabalho se propõe, ainda, a desmistificar a realidade dos assentamentos, trazendo para reflexões a experiência educacional desenvolvida no Assentamento 1º de Maio. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória; quanto aos procedimentos de coleta de dados, é uma pesquisa bibliográfica, de campo e estudo de caso. Como instrumentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizados a entrevista e o diário de campo. Espera-se, com este projeto, levantar os referenciais teóricos e metodológicos de educação popular desenvolvido pelo Movimento dos Sem-Terra.

Palavras-chave : Educação Popular; Inclusão; Assentamento; Vez e Voz; Segmentos Populares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )