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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

TERUYA, Teresa Kazuko  y  FELIPE, Delton Aparecido. Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?. ETD [online]. 2013, vol.15, n.01, pp.145-160. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta um relato de experiência com professores(as) que participaram de um curso de extensão realizado no decorrer de 2008, intitulado: “O cinema no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica”. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecem o cumprimento da Lei 10.639/2003 para educação étnico-racial. Para problematizar e contribuir com a educação da negritude no Brasil, este texto discute as potencialidades das narrativas fílmicas na sala de aula para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. Os resultados indicam a existência do potencial pedagógico da filmografia, mesmo que os(as) docentes não saibam explorar as narrativas fílmicas que ajudem seus (suas) alunos(as) a visualizar o “outro”. Conclui-se que a utilização de filmes como fonte de estudo ou como ferramenta pedagógica exige uma ação pedagógica crítica de decodificação, interpretação e desconstrução das narrativas fílmicas, para perceber o registro das ações humanas representadas na tela.

Palabras clave : Formação de Professores; Tecnologia Educacional; Cultura Afro-Brasileira; Educação dos Negros.

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