SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Educação popular em assentamento do movimento dos sem-terra: inclusão, vez e voz dos segmentos popularesModelo aberto de educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

TERUYA, Teresa Kazuko  e  FELIPE, Delton Aparecido. Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?. ETD [online]. 2013, vol.15, n.01, pp.145-160. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta um relato de experiência com professores(as) que participaram de um curso de extensão realizado no decorrer de 2008, intitulado: “O cinema no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica”. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecem o cumprimento da Lei 10.639/2003 para educação étnico-racial. Para problematizar e contribuir com a educação da negritude no Brasil, este texto discute as potencialidades das narrativas fílmicas na sala de aula para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. Os resultados indicam a existência do potencial pedagógico da filmografia, mesmo que os(as) docentes não saibam explorar as narrativas fílmicas que ajudem seus (suas) alunos(as) a visualizar o “outro”. Conclui-se que a utilização de filmes como fonte de estudo ou como ferramenta pedagógica exige uma ação pedagógica crítica de decodificação, interpretação e desconstrução das narrativas fílmicas, para perceber o registro das ações humanas representadas na tela.

Palavras-chave : Formação de Professores; Tecnologia Educacional; Cultura Afro-Brasileira; Educação dos Negros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )