SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01As representações sociais do desgaste no trabalho a partir dos simbolismos associados à docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

KALINKE, Marco Aurelio  e  ALMOULOUD, Saddo Ag. A mudança da linguagem matemática para a linguagem web e as suas implicações na interpretação de problemas matemáticos. ETD [online]. 2013, vol.15, n.01, pp.201-219. ISSN 1676-2592.

Este trabalho tem como objetivo central verificar de que forma o emprego da “linguagem web” usada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ao invés da linguagem simbólico-matemática, pode interferir na interpretação de problemas matemáticos. Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa qualitativa mesclada com aspectos quantitativos que podem contribuir para o entendimento dos fenômenos envolvidos. A análise dos dados levantados permitiu perceber que a linguagem web, conjugada à mídia em que ela se insere, pode trazer problemas de interpretação e compreensão dos enunciados dos problemas. Percebe-se que as dificuldades são mais evidentes quando usada a mídia computador, em relação à mídia papel. Os sujeitos conseguem interpretar de forma correta os enunciados propostos em linguagem web e também conseguem usar o computador para resolver problemas que utilizam a simbologia matemática, desde que tenham acesso aos recursos necessários. A junção da mídia computador com a linguagem web apresentou dificuldades aos sujeitos participantes da pesquisa. Para sanar ou minimizar esses problemas, sugere-se que haja uma melhora na comunicação entre o usuário e o texto a ele apresentado. Para atender a essa sugestão, os textos utilizados em AVA devem ser elaborados de modo que sejam adequados à forma de leitura praticada na web. O uso desses recursos na escrita do texto, se não garante a eliminação dos problemas observados, pode abrir uma nova perspectiva de análise para esses problemas.

Palavras-chave : Educação Matemática; Comunicação; Tecnologia; Linguagem Web.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )