SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Infância e tecnologia: aproximações e diálogosDialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MORAES, Léa Anny de Oliveira  e  ARENA, Adriana Pastorello Buim. Novas práticas de leitura: implicações no comportamento do aluno-leitor. ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.230-249. ISSN 1676-2592.

Este artigo tem como objetivo analisar práticas de leitura atuais em ambientes digitais e refletir sobre suas implicações no comportamento do leitor. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2010. Foi desenvolvido um trabalho estruturado com base na abordagem qualitativa sócio-histórica de pesquisa, e adotada a modalidade estudo de caso do tipo etnográfico. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foi possível recolher os dados e depois analisá-los à luz das teorias que embasam o trabalho, construídos sobre dois pilares conceituais: a concepção de homem como ser social, cultural e histórico, postulada por Vygotsky (1999) e a análise histórica e sociológica das práticas de leitura, segundo Chartier (1999). Os resultados demonstraram que a leitura digital abala os modos de ler em qualquer suporte ou meio e, por isso, pode ser entendida como uma ferramenta que promove a superação dos limites do homem na área da leitura. As práticas de leitura vêm acompanhando a evolução tecnológica, por isso, o homem precisa se adaptar verdadeiramente aos novos suportes textuais para que a leitura não perca sua função de informar e de proporcionar a assimilação de novos conhecimentos.

Palavras-chave : Leitura em Materiais Impressos; Leitura Digital; Modos de Ler.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )