SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue02Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo FreireLetras negras, páginas brancas: as imagens do negro entre a historiografia e o ensino de história (Brasil, segunda metade do século XX) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ARRUDA, Eucidio Pimenta. A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento. ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.264-280. ISSN 1676-2592.

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar a formação dos professores no contexto das tecnologias do entretenimento e das mudanças cognitivas nas formas como os jovens aprendem e ensinam. A centralidade do lazer e do entretenimento na vida contemporânea altera as estratégias de ensino e aprendizagem escolares. Tais estratégias passam, necessariamente, por mudanças estruturais dos cursos de formação de professores, uma vez que, mais do que a incorporação do equipamento, à escola cabe um papel importante de reconhecimento das mudanças cognitivas e sociais das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), a fim de que seja possível formar as novas gerações para outras formas de apropriação de tais tecnologias que ultrapassem a lógica do consumo, da centralidade do lazer e do entretenimento e ajudem a construir outras experiências culturais mais amplas e humanas.

Keywords : Lazer e Entretenimento; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )