SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo FreireLetras negras, páginas brancas: as imagens do negro entre a historiografia e o ensino de história (Brasil, segunda metade do século XX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ARRUDA, Eucidio Pimenta. A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento. ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.264-280. ISSN 1676-2592.

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar a formação dos professores no contexto das tecnologias do entretenimento e das mudanças cognitivas nas formas como os jovens aprendem e ensinam. A centralidade do lazer e do entretenimento na vida contemporânea altera as estratégias de ensino e aprendizagem escolares. Tais estratégias passam, necessariamente, por mudanças estruturais dos cursos de formação de professores, uma vez que, mais do que a incorporação do equipamento, à escola cabe um papel importante de reconhecimento das mudanças cognitivas e sociais das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), a fim de que seja possível formar as novas gerações para outras formas de apropriação de tais tecnologias que ultrapassem a lógica do consumo, da centralidade do lazer e do entretenimento e ajudem a construir outras experiências culturais mais amplas e humanas.

Palavras-chave : Lazer e Entretenimento; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )