SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimentoAroldo de Azevedo e Hermano Justo Ramón: suas contribuições para o ensino de geografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIBEIRO, Renilson Rosa. Letras negras, páginas brancas: as imagens do negro entre a historiografia e o ensino de história (Brasil, segunda metade do século XX). ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.281-299. ISSN 1676-2592.

O debate sobre as imagens do negro nos livros didáticos História produzidos no Brasil na segunda metade do século XX nos remete à análise das principais interpretações historiográficas desenvolvidas sobre a escravidão no mesmo período. Essas abordagens historiográficas, de uma forma ou de outra, têm influenciado a leitura dos autores de livros didáticos da área de História, no que concerne a essa temática. Nesse sentido, o presente trabalho irá abordar as representações do negro forjadas pelo discurso histórico a partir do diálogo com os saberes da história acadêmica e escolar no período. Ao longo deste ensaio iremos apresentar as duas matrizes interpretativas recorrentes - Gilberto Freyre (“democracia racial”) e Florestan Fernandes (“denúncia da violência da escravidão e do racismo”) - sobre a temática da escravidão e do negro, procurando estabelecer as suas diferenças, pontos de embate e os desdobramentos de suas teses no ensino de História.

Palavras-chave : Negro; Historiografia; Ensino de História; Livro Didático; História do Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )