SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue02Aroldo de Azevedo e Hermano Justo Ramón: suas contribuições para o ensino de geografiaEspaço de convivência digital virtual (ECODI): o acoplamento estrutural no processo de interação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MAGALHAES, Cláudio Márcio  and  MILL, Daniel. Elementos para reflexões sobre educação, comunicação e tecnologia: nada é tão novo sobre redes, linguagem e aprendizagem. ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.320-336. ISSN 1676-2592.

Esse artigo busca apresentar a relação comunicação-educação, observando as suas implicações mais evidentes no desenvolvimento e na crítica das TIC e vice-versa. O objetivo é demonstrar que uma visão deturpada, preconceituosa e factual da comunicação e da sua mediação tecnológica pode prejudicar posturas mais construtivas e maduras dos educadores que desejam explorar a relação comunicação-tecnologia-educação em benefício do ensino-aprendizagem mais efetivo. O caminho para isso é demonstrar que as ideias de redes sociais já são pensadas há certo tempo, evidenciando certos preconceitos ideológicos aí residentes. Quando, efetivamente, a comunicação e a educação se tornam campos de estudo mais delineados e, aparentemente, se afastam, os seus caminhos são distintos somente numa perspectiva artificial e que temos que pensar a educação, a comunicação e as tecnologias contemporâneas de forma articulada e proativa, buscando melhorias no ensino-aprendizagem.

Keywords : Educação; Comunicação; TIC; História.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )