SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Análise de projeto pedagógico em narrativas de autoavaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Permanências e distanciamentos da formação inicial nas primeiras práticas docentes relacionadas à matemática. ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.376-394. ISSN 1676-2592.

As primeiras experiências de professores do Ensino Fundamental após a formação inicial são comumente acompanhadas de inseguranças e embates relacionados às pressões estabelecidas nas escolas. O trabalho solitário e sem estímulos dos pares repercute em dificuldades para os professores iniciantes. Esta pesquisa analisa as contribuições que a cooperação, num contexto de práticas reflexivas e investigativas relacionadas à matemática podem trazer ao processo de constituição de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental em suas experiências docentes iniciais. O grupo colaborativo foi constituído pela pesquisadora e duas professoras: Mel, que exercia suas primeiras práticas docentes e Ana, que embora recém-formada, era professora há dez anos, uma vez que havia cursado o Magistério de 2º grau que a habilitava a lecionar para os anos iniciais. Tomamos por base os estudos de Cochran-Smith e Lytle (1999), Marcelo (1998) e Schön (1992) relacionados à formação de professores. As análises apontam que o trabalho solitário interfere nas ações docentes e que a inserção em grupos colaborativos e as reflexões sobre as práticas, além de proporcionar a segurança docente, possibilita a teorização da prática.

Palavras-chave : Formação de Professores; Anos Iniciais; Ensino de Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )