SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03Psicanálise e educação: o discurso capitalista no campo educacionalConsórcio entre pesquisas: possibilidades para o aprofundamento dos estudos qualitativos em educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BORUCHOVITCH, Evely; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza  and  FONSECA, Marília Saldanha da. Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.425-442. ISSN 1676-2592.

O presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais.

Keywords : Motivação para Aprendizagem; Administradores Escolares; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )