SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03Consórcio entre pesquisas: possibilidades para o aprofundamento dos estudos qualitativos em educaçãoO uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CUNHA, Claudia Silveira da  and  REIS, Alceni. A educação a distância no contexto brasileiro e o modelo de produção de materiais didáticos: desafios à ação educativa. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.455-473. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada, na área de ciência da informação, no nível de doutorado, cujo objetivo foi analisar a importância e a contribuição de um modelo de produção de materiais didáticos para as equipes de produção para Educação a Distância (EAD), de forma a demonstrar sua relevância e efetividade em termos da produção de material didático-pedagógico. Para fazê-lo buscou-se fundamentar-se nas discussões teóricas dos modelos de EAD e na formação das equipes de produção, em termos de papéis e funções. A partir desses referenciais buscou-se apreender os mecanismos de confecção de materiais didáticos no âmbito das equipes de produção, identificando os elementos intervenientes e limitadores na construção de material didático e em termos da relação ensino-aprendizagem. Com base nas lacunas detectadas e nas reflexões realizadas, tornou-se possível consolidar e propor um modelo de produção de materiais didáticos para a modalidade a distância. Efetivou-se ainda o mapeamento da situação acadêmica da EAD no Brasil, a fim de verificar a presença dela no contexto nacional, bem como identificar as necessidades e as possíveis aplicabilidades do modelo.

Keywords : Educação a Distância; Sistema de Educação a Distância; Material Didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )