SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03A educação a distância no contexto brasileiro e o modelo de produção de materiais didáticos: desafios à ação educativaC3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira et al. O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.474-494. ISSN 1676-2592.

O avanço tecnológico e a possibilidade de acesso à internet, bem como o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial, têm proporcionado aos profissionais da Educação uma nova visão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Parece vital que no mundo tecnológico atual, a Educação se preocupe em utilizar recursos que possam dar conta da demanda crescente de alunos em busca de um ensino mais dinâmico e significativo. Dessa forma, o presente artigo, baseado nas contribuições da psicologia cognitiva, em especial das teorias estruturalista (Jean Piaget) e da modificabilidade cognitiva estrutural (Reuven Feuerstein), defende a ideia de que o uso de softwares educacionais, equipados com técnicas de inteligência artificial, pode proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem mediada, levando os alunos a modificar sua estrutura cognitiva e, assim, aprender. Além disso, este artigo também pretende demonstrar a viabilidade do uso de softwares educacionais como ferramentas de inclusão digital6 e os impactos da utilização de recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira.

Keywords : Softwares Educacionais; Mediação; Ensino e Aprendizagem de Inglês; Inclusão Tecnológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )