SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03Potências da carne, poesias do corpoA tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CAMPOS, André Malta. O Mc Homero e o Rapsodo Max Bo: a épica grega na linguagem do Rap. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.523-533. ISSN 1676-2592.

O objetivo é falar a respeito do trabalho conjunto de que o autor participou em 2011, "Ilíada e Odisseia: ritmo e poesia", no qual propunha a transposição de quatro trechos da poesia épica de Homero para a linguagem do rap e que resultou em dez apresentações na cidade de São Paulo com o MC Max BO e o DJ Babão. No artigo, não só indico quais são as características principais da Ilíada e da Odisseia, mas também como elas se aproximam da criação dos rappers contemporâneos, tornando assim pertinente a "tradução" desses textos antigos numa forma urbana atual, com forte apelo entre os jovens. A iniciativa mostra como caminhos alternativos permitem que conteúdos em geral restritos ao universo acadêmico cheguem a um público mais amplo.

Keywords : Homero; Poesia Grega; Rap.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )