SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03O Mc Homero e o Rapsodo Max Bo: a épica grega na linguagem do RapO reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MINAMI, Thiago Amaral. A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.534-546. ISSN 1676-2592.

As escolas brasileiras no Japão recebem jovens filhos de imigrantes brasileiros que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, esse grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos, entre 12 e 17 anos, para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010.Os adolescentes produziram uma fotonovela em que se verificaram questões-chave no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As TICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. O uso das TICs criou espaço de expressão e reflexão acerca de questões particulares à imigração e à condição de minorias entre os adolescentes, o que abre espaço para novas tentativas futuras nesse sentido. Para ampliar a eficácia de experiências afins, no entanto, é preciso o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado.

Palavras-chave : Educação; Comunicação; Imigração; Minorias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )