SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no JapãoA formação inicial no curso de pedagogia: representações, caminhos e perspectivas dos estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NEGRINI, Tatiane  e  FREITAS, Soraia Napoleão. O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.547-559. ISSN 1676-2592.

A proposta educacional inclusiva coloca sob a responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto, a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Nesse sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho tenciona algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993), entre outros, para debater a temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos nesse processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre essas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura à qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura.

Palavras-chave : Escola; Identificação; Altas Habilidades/Superdotação; Surdos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )