SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolarPráticas de ensino de língua portuguesa com as TDICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MANDU, Thamyris Mariana Camarote  and  AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. A formação inicial no curso de pedagogia: representações, caminhos e perspectivas dos estudantes. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.560-577. ISSN 1676-2592.

Este artigo teve como objetivo compreender as representações sociais dos estudantes de Pedagogia a respeito do seu curso. Adotamos como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais sob a perspectiva de Moscovici. Os participantes do estudo, de natureza qualitativa, foram estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite, totalizando 103 discentes. Os dados foram coletados com a utilização de questionário e analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os estudantes consideram que o curso de Pedagogia proporciona uma sólida base teórica, sendo reflexivo e humanizador, razões pelas quais é considerado um curso amplo. Mas, sem que a especificidade da formação do pedagogo seja esquecida, pois a formação para a docência e para a atuação no ambiente escolar é uma característica destacada pelos estudantes. Porém, esses também destacam que o curso, por vezes, é demasiadamente teórico e que a prática acaba ficando em segundo plano, além de terem uma concepção de que o curso é desvalorizado e desprestigiado socialmente.

Keywords : Curso de Pedagogia; Estudantes; Representações Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )