SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDICSOs sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrado no Brasil e na Espanha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FERREIRA, Aline Fernanda  y  DARIDO, Suraya Cristina. Os jogos eletrônicos no cotidiano dos alunos do 9° ano do ensino fundamental. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.595-611. ISSN 1676-2592.

Um dos desafios enfrentados pela Educação é o de refletir como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) de maneira efetiva, de tal modo a proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada. Este estudo escolheu pesquisar diretamente os jogos eletrônicos, pois estão presentes na cultura dos alunos e podem auxiliar na construção do conhecimento, possibilitando que o aluno brincando aprenda conceitos, valores e atitudes referentes aos diferentes conteúdos escolares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar quais são os jogos eletrônicos preferidos dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Rio Claro, São Paulo, além do tempo, o local e a plataforma de jogo. A pesquisa realizada foi do tipo. Descritiva e como instrumento para a coleta de dados elaborou-se um questionário com questões fechadas e abertas que visou extrair dos participantes informações relevantes à pesquisa. Os resultados apontaram que 95% dos alunos apreciam os jogos eletrônicos, principalmente os esportivos (39%) e de passatempo (25%). Todos os dias da semana eles jogam, sendo o computador a plataforma mais utilizada e o celular, a em que os alunos passam mais tempo jogando. Como consequência deste estudo espera-se que os professores se conscientizem da necessidade de se inserirem no mundo dos alunos, de se motivarem para formular novas estratégias de aulas contextualizadas e de lutarem pelas mudanças necessárias para a efetivação dos usos das TICs na educação.

Palabras clave : Tecnologia Educacional; Jogos; Perfil dos Alunos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )