SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03Os jogos eletrônicos no cotidiano dos alunos do 9° ano do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FIGUERA GAZO, Pilar; REGINA RAITZ, Tânia  and  LLANES ORDONEZ, Juan. Os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrado no Brasil e na Espanha. ETD [online]. 2013, vol.15, n.03, pp.612-627. ISSN 1676-2592.

Este texto analisa os sentidos da formação acadêmica e do trabalho para estudantes de mestrado na área da Educação, no Brasil e na Espanha. Tal aspecto está atualmente marcado por instabilidades que se configuram como turbulência, flexibilidade e impermanência nas trajetórias estudantis e laborais. Isso não quer dizer que o trabalho não seja uma esfera importante na vida dos indivíduos, mas ganha novas dimensões. É visível a diversidade que caracteriza o mercado de trabalho atualmente no Brasil e na Espanha, diferenciando situações vividas por jovens e adultos. A metodologia da investigação é qualitativa e a estratégia de coleta de informações é o grupo focal. Divide-se em duas fases: a primeira, individual, e a segunda, discussão mista. Os resultados demonstraram que os sentidos do trabalho atribuídos pelos estudantes aparecem de forma ambivalente, oscilando entre seus projetos de futuro e a insegurança, frente à distinta realidade de ambos os países.

Keywords : Perfil dos Estudantes; Formação Acadêmica; Educação e Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )