SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

KLUBER, Tiago Emanuel. ATLAS.ti como instrumento de análise em pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.05-23. ISSN 1676-2592.

Há, no contexto da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais, uma emergente discussão sobre o uso de novas tecnologias nos processos analíticos, portanto, naquilo que se refere à utilização de softwares de análise qualitativa ou quantitativa de dados. Nessa perspectiva, neste artigo, apresentamos as potencialidades e algumas fragilidades do uso do Atlas.ti, regido pelo modo de pensar a pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. A interrogação que estabelecemos é a seguinte: como se mostram as potencialidades do software Atlas.ti quando utilizado como instrumento de análise sob a abordagem fenomenológica de pesquisa? Desde essa questão, discorremos sobre Fenomenologia, sobre o software e sobre as potencialidades e cuidados que decorrem do seu uso sob essa abordagem de pesquisa.

Palabras clave : Metodologia da Pesquisa; Pesquisa Qualitativa; Abordagem Fenomenológica; Instrumentos de Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )